É possível viver de renda?

Desvende o caminho para a sua liberdade financeira

Você já pensou em viver de renda passiva, garantindo uma receita constante sem depender de um trabalho?

A conquista de uma fonte de renda que flua de maneira contínua e consistente é possível e pode ser impulsionada por estratégias inteligentes de investimento, planejamento financeiro sólido e uma abordagem cuidadosa em relação ao patrimônio acumulado ao longo do tempo.

Obviamente, quando se fala em renda passiva, a primeira ideia que surge na cabeça de muitas pessoas é a aposentadoria do INSS. Entretanto, a dependência exclusiva dessa fonte pode não ser a melhor opção. Construir um patrimônio pessoal por meio de investimentos diversificados oferece maior controle sobre o futuro financeiro.

É possível viver de renda da poupança?

Infelizmente a resposta é não, devido ao baixo rendimento dessa modalidade. Para atingir a independência financeira, é essencial explorar opções de investimento mais rentáveis.

Passo a passo para viver de renda: nosso roteiro detalhado

Passo 1: Faça o seu planejamento financeiro

A Wealth Money esmiuçou neste post como você pode fazer o seu planejamento financeiro.

O objetivo aqui é que você analise detalhadamente suas receitas e despesas, e ajuste seu estilo de vida para otimizar economias que possam ser direcionadas para investimentos.

Passo 2: Elimine dívidas e livre-se de barreiras financeiras

Dívidas consomem seus recursos financeiros. Por isso, renegocie ou quite de vez essas despesas para que você possa fazer o seu patrimônio crescer.

Passo 3: Proteja seu futuro com a reserva de emergência

Mantenha uma reserva financeira para lidar com imprevistos, garantindo estabilidade em momentos de incerteza e evitando o uso de crédito caro em situações inesperadas.

Apenas após a conquista desse fundo é que você deve direcionar uma fração dos seus ganhos para oportunidades de investimento, ok?

Passo 4: Defina o valor do patrimônio necessário para que você conquiste seus objetivos

Calcule o montante necessário para alcançar a renda desejada mensalmente, estabelecendo metas claras para seus investimentos.

Suponha, por exemplo, que em seu planejamento financeiro você descobriu que seu custo de vida é de R$ 10 mil reais mensais (ou seja, esta quantia é suficiente para você arcar com todas as suas despesas, como moradia, alimentação, lazer, educação, transporte etc.).

Considere a estruturação de uma carteira de investimentos com retorno de 12% ao ano. Calcule o patrimônio necessário assim:

10.000 (seu curso de vida) x 12 (quantidade de meses em um ano) / 0,12 (retorno da carteira) = 1 milhão de reais.

Ou seja, quando você tiver 1 milhão de reais investidos, você receberá R$ 10 mil reais de retorno todos os meses e poderá viver apenas de renda.

Esse cálculo simples é ótimo para você ter uma meta de investimentos, mas é preciso que você se atente à configuração da sua carteira e às variações da inflação.

Passo 5: Planeje sua carteira de investimentos

Falamos sobre como estruturar uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil neste post.

Conheça seu perfil de investidor, escolha os produtos que melhor se alinham às suas características e estude cada opção para tomar decisões informadas.

Passo 6: Diversifique seus investimentos e tire proveito do efeito juros compostos

Para mitigar riscos sobre o seu patrimônio, a diversificação dos seus investimentos é essencial. Conheça as características de diferentes produtos de renda fixa e variável e monte uma carteira que ofereça a você segurança e bons rendimentos.

E invista a longo prazo! Ao deixar seu dinheiro investido por mais tempo, você tirará proveito do poder dos juros compostos para maximizar seus ganhos.

Transforme seus planos em realidade com a Wealth Money!

Em 2024, organize sua vida financeira e inicie sua trajetória rumo à renda passiva!

Baixe o aplicativo da Wealth Money e explore as oportunidades em peer-to-peer para elevar seus investimentos. Se você possuir um perfil moderado ou arrojado, a Wealth Money é a parceira ideal para transformar seu sonho da independência do mercado de trabalho em realidade!

ACESSE A PLATAFORMA

Conteúdo exclusivo para clientes WMONEY

A conta na WMONEY é gratuita. Abra sua conta agora!

Invista melhor com a WMONEY

A Wealth Money não solicita nenhuma espécie de pagamento de valores antecipados ou depósito para outros favorecidos para concessão de crédito aos seus clientes.