Investimentos P2P: o que você precisa saber para começar

6 de maio de 2024

No mundo dos investimentos, os do tipo Peer-to-Peer (P2P) têm ganhado destaque como uma alternativa atrativa para investidores que buscam diversificar sua carteira. No entanto, para os iniciantes, entrar nesse mercado pode parecer desafiador.

Neste artigo, exploraremos os desafios e oportunidades em investimentos P2P, oferecendo orientações valiosas para quem está começando nessa jornada.

O que são investimentos P2P?

Os investimentos Peer-to-Peer, ou P2P, conectam investidores diretamente com empresas que necessitam de empréstimos, eliminando a necessidade de intermediários como bancos.

Isso permite que os investidores obtenham retornos atrativos ao emprestar seu dinheiro, enquanto os tomadores têm acesso a taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelos bancos tradicionais.

Desafios para Investidores Iniciantes

Para os investidores iniciantes, mergulhar nos investimentos P2P pode ser um tanto desafiador. Veja aqui alguns dos principais riscos e como você pode transformá-los em oportunidades:

Risco 1: Inadimplência

Os investimentos P2P estão sujeitos ao risco de inadimplência por parte dos tomadores de empréstimos. É essencial compreender e avaliar cuidadosamente esse risco ao selecionar suas cotas no app da Wealth Money.

A oportunidade: Régua de Risco Wealth Money

Na Wealth Money, todas as empresas que solicitam empréstimo são profundamente analisadas pelo nosso modelo de crédito e classificadas em nossa Régua de Risco.

Empresas classificadas com Risco Baixo ou Super Baixo têm mínimas chances de deixar de honrar seus pagamentos. Negócios classificados como de Risco Médio têm um nível moderado de chance de se tornarem inadimplentes. E empresas colocadas como de risco Alto e Super Alto são as que mais têm probabilidade de atrasar suas contas, apesar de confirmado todo o seu histórico.

Cada empresa incluída no portifólio da Wealth Money, portanto, possui um determinado perfil e os investidores têm acesso à Régua de Risco justamente para tomarem decisões superbem informadas e adequadas ao seu nível de tolerância ao risco e aos seus objetivos de ganho.

Risco 2: Necessidade de diversificação

Assim como em qualquer forma de investimento, a diversificação é crucial para mitigar o impacto de eventuais inadimplências na sua carteira de P2P.

A oportunidade: o app Wealth Money é o mais completo em informações sobre os tomadores de crédito

Com o app Wealth Money, você tem na palma da sua mão a chance de investir em uma variedade de empresas de diferentes perfis e que atuam em negócios de diversas naturezas.

Ao adicionar investimentos P2P à sua carteira, os investidores podem diversificar seus ativos, reduzindo a dependência de um único tipo de investimento. Além disso, todos têm acesso antecipado às informações sobre os tomadores, como seu histórico financeiro, quem são seus sócios, quais as características do mercado em que atuam, quais são as projeções para o futuro e como será utilizado o dinheiro emprestado.

Na Wealth Money, você tem o controle e a autonomia sobre onde e como investir seu patrimônio!

Risco 3: Empolgação com os ganhos

Os investimentos P2P têm potencial para oferecer retornos mais altos do que investimentos tradicionais, como poupança ou CDB, e têm mais previsibilidade de ganho do que ativos de renda fixa, como ações, derivativos e criptomoedas.

A oportunidade: Pesquisa e educação

Para quem está começando a investir em P2P, é importante ter em mente duas grandes premissas:

  • Faça primeiro sua reserva de emergência: antes de investir em P2P, certifique-se de ter uma reserva de emergência suficiente para cobrir despesas inesperadas. Os investimentos P2P são mais adequados para investidores que já têm essa reserva garantida.
  • Limite seus investimentos em P2P: a Wealth Money recomenda que você aloque entre 5% e 10% de sua carteira de investimentos em oportunidades P2P. Isso ajuda a limitar o impacto de eventuais perdas e mantém a diversificação da sua carteira.

Em resumo, investir em P2P pode oferecer oportunidades interessantes, mas é importante estar ciente dos desafios e tomar medidas para mitigar os riscos. Com a devida pesquisa e planejamento, os investimentos P2P podem ser uma excelente adição à sua estratégia de crescimento financeiros.

Quer começar a investir em P2P? Baixe agora mesmo o app Wealth Money!‌

ACESSE A PLATAFORMA

Conteúdo exclusivo para clientes WMONEY

A conta na WMONEY é gratuita. Abra sua conta agora!

Invista melhor com a WMONEY

A Wealth Money não solicita nenhuma espécie de pagamento de valores antecipados ou depósito para outros favorecidos para concessão de crédito aos seus clientes.