Como declarar seus investimentos P2P no Imposto de Renda: guia passo a passo

10 de maio de 2024

Com a temporada de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) chegando ao fim, é importante que os investidores saibam como preencher corretamente suas informações sobre investimentos. Neste ano, os contribuintes terão até o dia 31 de maio para enviar suas declarações para a Receita Federa.

Neste guia, vamos explicar passo a passo como declarar seus investimentos.

Etapa 1: Obtenha seu Informe de Rendimentos

Obtenha seu Informe de Rendimentos Wealth Money solicitando-o à nossa equipe de atendimento, através do WhatsApp ou e-mail indicados em seu aplicativo.

Com esse documento em mãos, você terá todas as informações necessárias para preencher o programa do IRPF 2023/2024.

Etapa 2: Bens e Direitos

  1. Acesse o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda e inicie o preenchimento da Declaração através do programa disponibilizado pela Receita Federal com seus dados, ou ainda, resgate-os da sua Declaração do ano passado (2022/2023).
  2. Localize dentre as Fichas de Declaração, do lado esquerdo da tela, a Seção “Bens e Direitos”. Esta seção é onde você irá informar todos os seus bens e direitos, incluindo seus investimentos.
  3. Selecione a opção “Novo” para um novo lançamento. Com o código 51, aplicável a “crédito decorrente de empréstimo”, registre o bem que deseja demonstrar.
  4. Informe os dados dos investimentos, preenchendo os campos com as informações exigidas, como o CNPJ da Wealth Money (cuja razão social é Wise Tecnologia e Correspondente Bancário LTDA, CNPJ 38.448.901/0001-13) e a descrição que consta em seu Informe de Rendimentos.
  5. Atenção aos Detalhes: certifique-se de que as informações estão corretas e não se esqueça de inserir a situação no ano anterior e no ano base vigente. Clique em “OK” para finalizar essa etapa.

Etapa 3: Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva

  1. De volta às Fichas de Declaração localizadas na parte esquerda do programa da Receita Federal, localize a seção “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”. Este é o local onde você irá declarar rendimentos de investimentos que já foram tributados na fonte.
  2. Selecione, mais uma vez, a opção “Novo” e assinale a opção “6 – Rendimentos sobre Aplicações Financeiras”. Mantenha o tipo de beneficiário em “Titular”.
  3. Insira as informações de Fonte Pagadora, conforme indicado no seu Informe de Rendimentos.
  4. Finalizando, insira no campo “Valor” os valores de rendimentos que também estão descritos no seu Informe.

Com esses passos, você estará pronto para declarar seus investimentos no Imposto de Renda de forma correta e tranquila. Lembre-se sempre de manter seus registros atualizados e consultar a legislação vigente para estar em conformidade com as exigências da Receita Federal.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a equipe de atendimento da Wealth Money através do seu aplicativo!

ACESSE A PLATAFORMA

Conteúdo exclusivo para clientes WMONEY

A conta na WMONEY é gratuita. Abra sua conta agora!

Invista melhor com a WMONEY

A Wealth Money não solicita nenhuma espécie de pagamento de valores antecipados ou depósito para outros favorecidos para concessão de crédito aos seus clientes.