Ano novo, vida nova

Organize sua vida financeira em 2024

planejamento financeiro eficaz é fundamental para o equilíbrio entre receitas, despesas, investimentos e metas de longo prazo na vida de qualquer pessoa.

As diversas incertezas que permeiam o mundo do trabalho e os sistemas econômicos do Brasil e do Mundo trazem desafios e oportunidades. E a correria do dia a dia também não ajuda, afinal, é comum sentir um desânimo na hora de registrar todos os gastos, ou ter que resistir às épocas que todas as lojas e sites fazem promoções.

Entretanto, retomar o controle das suas finanças e concentrar sua energia em conquistar suas metas mais importantes é possível! Esse caminho envolve a mudança de hábitos financeiros, o que envolve dedicação, disciplina e muito autoconhecimento.

Os passos a seguir mostrarão como a organização da sua vida financeira pode ser feita e como você pode chegar a ser um grande investidor.

Como iniciar seu planejamento financeiro

Passo 1: descreva sua vida financeira

Você pode usar planilhas, cadernos, aplicativos, o que for necessário. Mas precisa ser detalhista e analisar os extratos bancários e os do cartão de crédito dos últimos três meses, no mínimo.

Seja minucioso e descubra:

  • Quanto você gasta?
  • Com o quê você gasta?
  • Quanto você ganha de dinheiro?

São essas as informações mínimas que você precisa saber para dar o próximo passo. Este é o seu orçamento!

Passo 2: adeque seu padrão de vida ao orçamento que você acabou de descobrir

Munido do conhecimento sobre o seu orçamento, e com uma postura proativa, estabeleça limites estratégicos para seus gastos. Você pode, por exemplo:

  • Perceber se fez compras impulsivas durante o período e mudar esse comportamento
  • Observar se está gastando repetidamente em serviços que pouco utiliza ou que não te farão falta, como programas de streamings que você mal acessa, planos de telefonia muito altos, aplicativos e lojas que vendem objetos supérfluos
  • Pesquisar por bancos que ofereçam taxas menores ou zeradas para manter a sua conta corrente

Aproveite a planilha que você fez sobre os últimos 3 meses da sua vida financeira e já faça projeções para o futuro:

  • Antecipe a inserção de dados sobre compras parceladas que mostrarão o quanto o seu orçamento está comprometido nos próximos meses
  • Estabeleça uma meta de economia no curto prazo para você perseguir e se motivar
  • Descubra o quanto custa um sonho e o planilhe! Se quiser fazer uma viagem ou comprar algo especial, descubra o quanto você precisa economizar para ter o que quer e mantenha o foco.

Passo 3: quite ou renegocie suas dívidas

Talvez você se sinta desanimado ao perceber o quanto os juros sobre juros estão prejudicando a sua vida financeira e atrasando a conquista dos seus sonhos, mas tente olhar para as suas dívidas com objetividade.

  • Coloque na sua planilha de planejamento financeiro cada uma das parcelas das suas dívidas, assim você sempre terá controle sobre elas
  • Caso as parcelas sejam altas, converse com os seus credores para renegociá-las
  • Procure no banco opções de empréstimos que o ajudem a quitar dívidas com juros muito altos, como as de cartão de crédito e cheque especial
  • Pesquise por bancos que ofereçam juros menores e aceitam realizar a portabilidade da sua dívida.

Tenha em mente que neste passo os seus objetivos são conseguir juros mais baixos, adiantar ao máximo o pagamento das parcelas e quitar as dívidas.

Passo 4: faça sua reserva de emergência

Estabeleça o hábito de poupar uma porcentagem de sua renda mensal para construir uma reserva de emergência. Ter um fundo para situações inesperadas evita o uso de crédito caro em momentos de necessidade, resultando em economia a longo prazo.

Para fazer sua reserva de emergência, volte à sua planilha de planejamento e descubra o quanto você gasta, em média, a cada mês. Multiplique esse valor por 6: essa é a quantidade de dinheiro que você precisa ter guardada, pois reflete o quanto você precisa para viver por 6 meses caso ocorra um grande imprevisto em sua vida (um acidente, uma doença, uma pandemia…).

Passo 5: comece a investir com inteligência

Somente após a consolidação de sua reserva de emergência, explore seu perfil de investidor (falamos sobre os diferentes perfis de investidor neste post) e considere a realização de investimentos que façam seu dinheiro render e trabalhar para você.

Aposte apenas em oportunidades que superem os rendimentos da poupança. Há ótimas opções tão seguras quanto a caderneta e que trazem rendimentos melhores.

Passo 6: escolha a Wealth Money!

Caso você descubra que possui um perfil moderado ou arrojado para investimentos, busque conhecer as oportunidades oferecidas pela Wealth Money e diversifique sua carteira com o peer-to-peer!

No processo de organização da sua vida financeira, não se esqueça de celebrar cada conquista. A compra de um bem importante, a possibilidade de manter seu dinheiro investido para dar a você e à sua família segurança, ou perceber o seu patrimônio crescendo são fatores de imensa satisfação!

Por isso, mapeie os problemas, avalie seus hábitos, atue sobre cada dificuldade e desperte o seu potencial de investidor em 2024.

ACESSE A PLATAFORMA

Conteúdo exclusivo para clientes WMONEY

A conta na WMONEY é gratuita. Abra sua conta agora!

Invista melhor com a WMONEY

A Wealth Money não solicita nenhuma espécie de pagamento de valores antecipados ou depósito para outros favorecidos para concessão de crédito aos seus clientes.